sexta-feira, 30 de julho de 2010

Arte ou não arte?

Quem decide o que é bom ou não em arte? De onde veio o primeiro pretensioso que se achou no direito de dizer “isso é bom!”, e ”isso? Isso não presta!”. Quem? Acredito que arte não se critica. A gente gosta, ou não, se impressiona ou não. Faz julgamentos, mas estes, se negativos forem, devem permanecer silenciosos. Acho ridículo o sujeito que ousa dizer o que é bom para os outros lerem, verem, escutarem, apreciarem. E ridículo é só uma das palavras. Também não gosto de “dicas’ de pessoas chatas que acham bonitinho dizer ”vc precisa fazer um cursinho pra aprender a escrever melhor”. Bom, eu acho que aprender a escrever bem, se for pensando em escrever corretamente em algum idioma, ai acho corretíssimo. Coisas do tipo “seje”, se não forem vindas de um personagem que não fala bem o português, é feio de ler. Lembro do Deni me dizendo que poderia me ensinar a desenhar patas, já que sempre faço meus lobos com essas partes escondidas em água, ou em vegetação, porque não sei desenhá-las. È possível melhorar os talentos. Talvez eu esteja sendo teimosa, mas realmente não consigo me ver dentro de uma sala de aula “aprendendo” a escrever corretamente, com um professor que é bem possível seja um sujeito que nunca publicou um texto na vida, e que gosta imensamente de criticar os alheios. Já tive um professor de português assim, um fracassado, que só falava asneira, desfazendo dos bons alunos. Além do mais, os escritores que chamam atenção da gente, não podem ser copiados, então pra que escrever tentando isso? Eu jamais escreverei como Stephen King, pois não possuo sua história de vida, seus delírios, seu conhecimento. Gosto muitíssimo dele, assim como de Anne Rice, mas jamais vou tentar copiá-los. São para o meu prazer suas histórias, não para ver como é e fazer igual. Então, essa de ir pra uma aulinha, aprender o que uma criatura gosta, ou diz ser importante, e fazer daquele mesmo jeito, nada a ver. Não para mim. Alguém me disse que achava bons esses cursos porque aprendia certas regras pra deixar ao texto melhor, Melhor pra quem? E a espontaneidade, e a idéia que o escritor quer passar,? Dá pra encaixar isso em regras? Eu não estou na Escola Militar, deusolaivre disso! Criticam muito o Paulo Coelho. Eu gosto de muitas das idéias dele, se o jeito que ele escreve é correto, se enquadra nas regras dos cursinhos ou de algum chatésimo crítico de literatura, não sei, mas ele escreve como quer, feio ou bonito, chato ou legal, não importa! O que importa é que ele tem o seu prazer de ver o que escreve publicado, lido, reconhecido. Isso é o que vale. Pra mim pelo menos é. E as grosserias dos críticos, me enojam. Eu já sou absurdamente sensível em relação a críticas, acho que elas podem ser feitas sim, mas com respeito. Ta, eu chamei de ridículos os críticos, e isso é uma crítica grosseira a um comportamento, eu sei, rs. Mas críticas não são arte, certo? E como esse texto é pra isso, pra falar de quem critica arte, está aí.

3 comentários:

  1. 1 - Isto me lembrou muito um episódio passado no meu sanatório....

    http://noiadonosotao.blogspot.com/2010/01/regras-regulamentos-manuel-e-manueis.html

    Aquele meu amigo, .Max que me incitou essa "ira" aí. Me mandou um texto ditando regras para bem escrever. Colé. Eu penso do mesmo jeito que você escreveu hoje. Regras? E a espontaneidade onde fica? E o estilo do escritor(coisa que existe, bem como em desenho)?

    Blah presse povo e pros críticos também.

    2 - te mandei um zmail, ce chegou a ver? Ou foi perdido no tempo e no espaço...virtual?

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vinda ao blog do Oswaldo moça, passei aqui para xeretar também!

    ResponderExcluir
  3. A melhor coisa na arte é o fato de que nela (e com ela) me sinto livre, qualquer regra nessa liberdade é um limite, hoje comecei a dar aulas pela primeira vez aqui em sp, quando comecei a aula escrevi algumas coisas no quadro e os alunos logo formaram uma discussão, minhas letras são grandes, desenhadas, grudadas, separadas, tortas, sobem e descem, grossas e finas... Eu digo, assim que eu gosto, gosto de ler assim, gosto de prestar atenção no desenho que o texto faz! Na minha aula vocês poderam ser livres para fazer da sua maneira, a arte tem muito de liberdade pois os olhos não enxergam limites, então se alguem pode dizer que escrever assim é errado, eu posso dizer que é certo. E gosto.

    ResponderExcluir